25 de nov. de 2010
Gostaria de dividir com vocês...
Caros leitores,
Tive o prazer e felicidade de ler o livro “O Encantador de Cães”, aprendi muito, e vi também que muitas vezes eu não sabia quase nada ou nada mesmo sobre como cuidar, momentos de dar carinhos, submissão, respeito, responsabilidades, socialização e assim por diante.
De tudo que eu li, gostei de um questionário que gostaria de dividir com vocês, e gostaria também que fosse repassado á todos os amigos que pretendem ter um peludo em casa.
Quem tiver a oportunidade de ler, tenho certeza que irão aprender muito, assim como eu aprendi.
Abraços Drika
Começa assim:
Conheça a si mesmo antes de conhecer o seu cão. Antes de decidir ser dono de um cachorro, recomendo que você seja capaz de responder SIM à primeira parte de cada uma das perguntas a seguir, e NÃO às perguntas que estão entre parênteses:
1. Eu me comprometo a passear com o meu cão pelo menos uma hora e meia todos os dias? (ou somente o deixarei no quintal e concluirei que ele já fez “bastante exercício”?)
2. Estou disposto a aprender como ser um líder de matilha calmo e assertivo com o meu cão? (ou permitirei que ele faça o q quiser, porque isso é o mais fácil?)
3. Estabelecerei regras, restrições e limites claros na minha casa? (ou permitirei que o cão faça o que quiser e quando quiser?)
4. Vou me comprometer a servir água e alimento a ele? (ou vou alimenta-lo apenas quando me lembrar?)
5. Darei carinho apenas em momentos adequados e quando meu cão estiver calmo e submisso?(ou o abraçarei e beijarei quando ele tiver temeroso, agressivo ou sempre que eu quiser?)
6. Levarei meu cachorro ao veterinário regularmente, sempre que seja necessário leva-lo, medicá-lo e vacina-lo? (ou só levarei ao veterinário quando estiver doente ou ferido?)
7. Vou providenciar para q meu cão seja socializado e treinado adequadamente, de modo não representar risco a outros animais e a seres humanos? (ou torcer para que nada de ruim aconteça e mandar as pessoas saírem de perto?)
8. Limparei a sujeira que meu cachorro fizer sempre que eu passear com ele? (ou vou pensar que o cocô dele não é problema meu?)
9. Estou disposto a aprender sobre psicologia canina de modo geral sobre as necessidades específicas da raça do meu cão? (ou vou treina-lo como achar que devo?)
10.Comprometo-me a separar uma quantia de dinheiro caso tenha de chamar um profissional para tratar um problema de comportamento do meu cão ou precise leva-lo ao veterinário com urgência? (ou ele só vai ter o que eu puder dar no momento?)
Você passou? Se a resposta é SIM, parabéns. Está pronto pra ter um cão. Se a resposta é NÃO, talvez você queira repensar sua escolha.
Livro: O Encantador de Cães – Compreenda o melhor amigo do homem.
César Millan com Melissa Jô Peltier
Ed Verus
Foto: www.quebarato.com.br