6 de set. de 2010

Quero saber mais...

“Quero saber mais...” traz uma edição especial: As 10 Raças Mais Inteligentes do Mundo Canino.

Em 1º lugar: Border Collie


De porte médio, medindo entre 40 e 52 cm, e podendo pesar de 13 a 27 quilos, é um cão de pastoreio, muito ativo, inteligente, de fácil adestramento, e que convive bem com outros animais.

Possui algumas variedades de cores como: Preto e Branco, Marrom e Branco, Blue Merle, Red Merle, Sable, Saddle e também Tricolor.

Extremamente ágil e de inteligência única, o border collie, é muito indicado ao pastoreio e ao agility por ser um cão muito rápido. É considerado um cão incansável, podendo até morrer por exaustão, caso não seja dosado no que for fazer, muitas vezes você deve tirar o brinquedo, oferecer água para um pequeno descanso do cão e mesmo assim, muitas vezes eles estarão brincando sozinhos.

Não é uma raça muito indicada pra quem mora em apartamento, caso isso ocorra, é necessário levá-lo para caminhadas diárias ou colocá-lo a praticar um esporte, pois ele precisa gastar suas energias de alguma forma, o confinamento só deixaria o cão mais agitado e estressado.

Como foi dito, é usado para pastoreio, devido a esse instinto, pode se deparar com um border pastoreando não só, gados, ovelhas e patos, e sim bolinhas, vassouras, enfim tudo que se mexe pode ser pastoreado por ele.

Durante 10 semanas, estaremos postando as curiosidade de cada raça e dicas de como cuidar melhor do seu melhor amigo.

Fique atento ao blog, pois na semana que vem falaremos da 2ª raça de cães mais inteligente: O Poodle.

“Quero saber mais...”. Toda segunda-feira, uma nova coluna trará informações e curiosidades sobre seu pet favorito. Envie para nosso email abcdosbichos@gmail.com sua sugestão de raça e, na próxima semana, o animal mais votado ganha uma seção especial.

Foto: Marta Pires

Disqus for ABC dos Bichos