13 de jul. de 2011

Vamos aprender mais com o adestrador Max?

Técnicas de Adestramento

Como já vimos em temas anteriores, devemos conhecer o temperamento do cão para entrarmos com a técnica mais eficiente de Adestramento.


O ideal é educá-lo desde filhote, mas quem consegue punir ou recompensar a atitude correta de um filhotinho fofo e brincalhão, que acabou de chegar em casa? Só não se esqueça que ele vai crescer e depois ficamos nos perguntando, porque ele é tão mal educado?


A maioria das coisas que nossos cães fazem quando adultos, que nos desagrada, é por nossa culpa e assim, só o adestramento pode resolver. O sucesso do adestramento dependerá do profissionalismo do adestrador e, principalmente, da participação do dono, seguindo corretamente as instruções do adestrador.


O tempo de o cão memorizar uma mensagem, tanto positiva quanto negativa, leva em média 1,3 segundos. Então, para ficar fácil que o mesmo entenda, o estímulo não deve ultrapassar esse tempo. Ex: Se o seu cão estiver fazendo as suas necessidades no lugar certo, não perca a oportunidade de recompensá-lo com carinho ou petiscos, assim que ele acabar de fazer; mas, se ele estiver fazendo no lugar errado, puna-o no momento em que ele estiver fazendo, ou ate mesmo no momento em que ele estiver tomando a posição para fazer.


A punição pode usar a palavra “Não” ou “Ei”, por serem de forte entonação; em seguida, coloque-o no local em que deveria fazer suas necessidades. Lembre-se que se ele ia começar a fazer suas necessidades, ele estará prestes a fazê-las no local em que você o colocou, então, não perca a oportunidade de aguardar para logo em seguida recompensá-lo.


Esse é um dos métodos para ensiná-lo e quando se inicia o trabalho com filhote tudo fica mais fácil. Lembrando ainda que o cão reage a estímulo e se condiciona, então serão necessárias varias repetições do exercício, e a intensidade da recompensa e da punição, de acordo com o seu temperamento.


Max Panagassi
Consultor Comportamentalista e Adestrador

email maxpanagassi@hotmail.com
website www.sejaumadestrador.com.br
Fone.: (011)9820 6716

Assuntos Anteriores:

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador_29.html

Reflexo condicionado e Condicionamento Operanti

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador.html tipos de temperamentos


http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/as-diferencas-dos-sentidos-entre-homem.html
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/grande-estreia-no-blog.html a história do cão


Disqus for ABC dos Bichos