7 de jun. de 2011

AS DIFERENÇAS DOS SENTIDOS ENTRE HOMEM E CÃO

As relações dos sentidos entre homem e cão são diferentes, tal diferença se dá, pois enquanto o ser humano na sua evolução se dedicou a memória e experiências já vividas, o cão que tem uma inteligência diferente aperfeiçoou seus sentidos: Audição, Visão e Olfato para perpetuar sua existência.

Segundo dados científicos, os cães ouvem 4 vezes mais, e com uma precisão inacreditável, ficamos surpresos como o cão sabe quando o dono está chegando em casa e fica esperando no portão ou na porta do seu apartamento. Isso se dá porque com sua enorme capacidade auditiva, ele consegue distinguir o barulho do motor do seu veículo dentre milhares de carros iguais, e seus passos diante de uma infinidade de outros. Os cães são capazes de diferenciar sons aparentemente iguais para nós humanos, se cães ouvem tão bem, por que gritamos com eles? Pois pensamos que são humanos que às vezes mesmo gritando não escutamos.
Por que repetimos o que desejamos várias vezes? Pois achamos que são teimosos como nós.
Se fosse um cão gostaria que sussurrassem ao meu ouvido, sons altos como bombas, trovões e gritos me incomodam, e que me ensinassem o que desejam uma única vez, já que a teimosia não é uma característica dos cães.





Antigamente pensávamos que os cães só enxergavam em branco e preto, hoje segundo dados científicos, já sabemos que enxergam algumas cores primárias, mas sem distinção de tonalidades e também não conseguem distinguir a cor vermelha da cor verde, então se você for exercitar seu cão em um gramado, não escolha um brinquedo vermelho, o ideal seria um brinquedo de cor azul, a não ser que queira exercitar o seu olfato.

Sendo assim não podemos dizer que cães enxergam mais ou menos que nós humanos, mas sim de uma maneira diferenciada.






Este é o sentido mais aprimorado do cão, enquanto o ser humano possui em média 5 milhões de células olfativas os cães possuem em média 220 milhões, podendo algumas raças chegar até a quase 300 milhões, além de conseguirem distinguir até 40 tipos de odores ao mesmo tempo. Como seria isso?
Imagine uma xícara de café, nós humanos sentimos apenas o odor do café pronto, já o cão consegue sentir o odor do café, do açúcar, da água, do cloro da água, da cerâmica da xícara e da pintura da cerâmica da xícara, tudo ao mesmo tempo. Por esse motivo até hoje o ser humano não conseguiu desenvolver uma máquina que substituísse o olfato dos cães, como, no trabalho de busca e resgate, entorpecentes, explosivos e uma infinidade de outros.

O cão ainda usa seu olfato para memória, se treinarmos um cão para brincar com uma bola ou qualquer outro brinquedo, ele vai criar a imagem deste objeto em sua memória, apenas pelo odor, por exemplo, se guardarmos o brinquedo em uma gaveta, o cão será atraído pelo odor formando a imagem do objeto em sua mente.


Fico imaginando se tivéssemos os sentidos dos cães. Se ouvíssemos melhor, se sentíssemos odores com precisão absoluta, se enxergássemos como predadores, como seríamos? Melhores ou mais prepotentes?

Max Panagassi
Consultor Comportamentalista e Adestrador


email http://www.blogger.com/maxpanagassi@hotmail.com
website http://www.blogger.com/www.sejaumadestrador.com.br
Fone.: (011)9820 6716

Assuntos Anteriores - Capítulo 01
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/grande-estreia-no-blog.html



Foto: Arquivo Pessoal






Disqus for ABC dos Bichos