TIPOS DE TEMPERAMENTO
Temperamento:
É o conjunto de qualidades de cada cão. O tipo de temperamento já nasce com cada indivíduo e é diretamente influenciado pela herança genética. O tipo de temperamento que o cão nasce não pode ser mudado, mas pode ser controlado com o adestramento.
Se treinarmos dois cães de temperamento firme, dominantes e agressivos e trabalharmos de diferentes formas podemos no final teremos dois cães de comportamento diferentes.
Por exemplo, se em um dos cães trabalharmos a sociabilização tornando nossa presença prazerosa e outro cão incentivarmos essa agressividade, teremos dois cães diferentes no final do trabalho, o primeiro será um cão firme, mas sociável e o outro um cão firme que não tolera a presença de outros indivíduos.
Caráter:
O caráter no ser humano está dentro da sua personalidade, já no cão está dentro do instinto de acordo com as condições do ambiente e de treinamento.
O caráter no cão inicia de acordo com suas experiências vividas.
Índole:
É a junção do temperamento mais o caráter.
“Se tivermos um cão com temperamento que desejamos e mostrarmos o que queremos o que ele se acostume, teremos a índole desejada”
Tipos de temperamento:
Temperamento firme: São cães que nascem seguros e tranqüilos, não se assustam com nada diferente em relação a objetos e sons.
Temperamento brincalhão: São cães alegres, que tentam mostrar se amor de todas as formas possíveis e que tentam muito chamar a atenção, para um trabalho específico costuma ter pouca responsabilidade.
Temperamento seguro: São cães que se retraem a qualquer novidade no ambiente, mas com o adestramento podemos melhorar e tratar a insegurança dos mesmos.
Temperamento covarde: São cães extremamente medrosos que se escondem de tudo o que aparece a sua frente, estão sempre tremendo e com o rabo entre as pernas, são cães praticamente impossíveis de serem recuperados. Devemos impedir a reprodução deste tipo de temperamento, sofrem muito com seu medo e só vivem porque nós humanos damos suporte para sua existência, pois na matilha com certeza este cão não sobreviveria.
Um toque a mais:
O bom adestrador deve conhecer profundamente este tema, porque só assim poderá traçar um plano de treinamento específico para cada cão.
Nós humanos devemos adquirir um cão de acordo com o nosso perfil independente da raça, já trabalhei com algumas ONGs e descobri que este é o grande problema de devoluções de cães, pois as pessoas adquirem cães pelo tamanho, cores, idade ou por outros motivos, menos pelo tipo de temperamento e caráter ideal para ser o companheiro da família, o mesmo acontece com canis que trabalham na reprodução de cães.
As ONGs que trabalham com a recolocação de cães e canis poderiam ter um comportamentalista que auxiliasse em uma pesquisa da família que irá adotar um cão, para que a família e principalmente o cão não passassem pelo trauma de não terem se adaptado um ao outro.
“Escolher o cão com seu perfil é o segredo da harmonia e felicidade entre homem e cão”
Max Panagassi
Consultor Comportamentalista e Adestrador
email maxpanagassi@hotmail.com
website www.sejaumadestrador.com.br
Fone.: (011)9820 6716
Assuntos Anteriores:
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/as-diferencas-dos-sentidos-entre-homem.html
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/grande-estreia-no-blog.html a história do cão
Foto: Arquivo Pessoal