12 de fev. de 2010

Chuvas causam estragos em abrigos de animais de Ribeirão Pires

Fernanda Borges
Para o Diário OnLine
Matéria publicada em 11/02/2010


As chuvas que causaram estragos em Ribeirão Pires no começo deste ano também castigaram as ONGs (organizações não-governamentais) de proteção aos animais. No Clube dos Vira-Latas, que abriga atualmente cerca de 400 cães — a maioria vítima de maus-tratos —, os canis ficam alagados a cada temporal. Além disso, os pisos estão esburacados e as casas de madeira que abrigam os bichos estão apodrecendo.

Segundo a presidente da ONG, Cida Lellis, as constantes chuvas prejudicaram ainda mais a manutenção do local. "Além de tudo estar sempre molhado, precisamos de recursos para providenciar os reparos necessários. Neste momento, a ajuda de voluntários é fundamental para que possamos garantir um espaço seguro para os animais", diz.

Outra ONG que sofre com o mau tempo é a Ajudanimal (Grupo de Ajuda e Amparo aos Animais do ABC), que fica no mesmo bairro de Ribeirão Pires. O local abriga cerca de 200 animais, entre cães e gatos, e também foi danificado pelas águas.

A diretora geral da entidade, Cecília Bentini, afirma que, além das casinhas de madeira, a ONG necessita urgentemente de doações em dinheiro para contratação de mão-de-obra para reforma dos canis. "Alguns espaços estão enchendo de água e os pisos estão esburacados. Temos medo de que as paredes caiam e os animais se misturem, o que pode gerar brigas e, consequentemente, ferimentos. Além disso, os buracos nas paredes podem facilitar a entrada de ratos nos canis, gerando riscos de transmissão de doenças", destaca.

Como ajudar - As duas entidades aceitam todos os tipos de doações, desde qualquer quantia em dinheiro até sacos de lixo, jornal, rações, roupas velhas, remédios etc. "Precisamos esclarecer que vivemos apenas da boa ação das pessoas, já que não recebemos nenhuma ajuda governamental", afirma Cecília.

Quem quiser e puder ajudar qualquer uma das ONGs com a compra de casinhas de madeira e ração, pode entrar em contato via telefone com a loja Agroterra, sediada em Ribeirão Pires, que já se encarrega de entregar o material nos locais. O contato é Rafael, no telefone 4824-3635.

Além disso, as pessoas podem falar diretamente com os abrigos. No Clube dos Vira-Latas, o contato é pelo número 4824-7430 ou pelo e-mail clubedosviralatas@clubedosviralatas.org.br. Para doações em dinheiro, o crédito pode ser feito no banco Bradesco, agência 0557, conta 73.760-7, CNPJ: 05.299.525/0001-93.

Já para contatar o Ajudanimal, o telefone é o 4827-9215 e o e-mail, ceciliabentini@ajudanimal.org.br. Os depósitos também podem ser feitos no Bradesco, agência 0301, conta 144100-0, CNPJ:10.420.162/0001-32.

Foto: Arquivo pessoal

Disqus for ABC dos Bichos