8 de ago. de 2011

Vamos aprender mais com o adestrador Max?



PERSONALIZAÇÃO E DESPERSONALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DE HÁBITOS


Quando punimos nosso cão por ter um comportamento indesejado, seja verbalmente ou fisicamente, ele irá aprender que não deve ter tal atitude quando estivermos próximo a ele.

Este tipo de correção funciona muito bem enquanto estivermos em casa, mas assim que sairmos ele continuará subindo no sofá, rasgando a cortina, cavando o tapete etc.

Já algumas punições devem ser personalizadas, que são os comportamentos indesejados que acontecem na nossa presença, como pular nas visitas, ficar solicitando comida quando estiver a mesa...

Um bom método para personalizar é usar um jornal ou uma revista enrolada e bater com força próxima ao cão, utilizando uma voz de comando, como o “Não” ou “Ei” quando estiver tendo o comportamento indesejado.

Depois que o cão aprender essas vozes de comando, que para ele soará como “Não estou agradando meu dono”, ficará muito mais fácil corrigir o restante, pois não precisaremos mais do jornal, usaremos somente a voz de comando para ele parar com a atitude.

Já para despersonalizar a punição, o cão não pode notar que é você que o está punindo. Este tipo de correção é ideal para atitude desagradáveis que acontecem também quando o dono não está em casa.

Quando por exemplo, ele subir no sofá ou cavar o tapete, jogue algo próximo dele de forma que ele se assuste e saia de onde está ou que está aprontando, mas nunca deixe que ele veja que foi você quem jogou algo, desta forma ele irá achar que foi o sofá ou o tapete que o puniu ou se ele estiver mordendo alguns móveis, ele irá achar que foi o móvel que o puniu, sendo assim ele evitará repetir tal atitude.

“Lembre-se sempre que o sucesso para se despersonalizar uma punição, é fazer com que o cão nunca perceba que foi você que a causou”.

Max Panagassi
Consultor Comportamentalista e Adestrador

email maxpanagassi@hotmail.com
website www.sejaumadestrador.com.br
Fone.: (011)9820 6716

Assuntos Anteriores:

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/07/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador.html Técnicas de Adestramento

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador_29.html

Reflexo condicionado e Condicionamento Operanti

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador.html tipos de temperamentos


http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/as-diferencas-dos-sentidos-entre-homem.html
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/grande-estreia-no-blog.html a história do cão

Foto:http://www.dogtimes.com.br/faq-adestra.htm


Disqus for ABC dos Bichos