10 de jun. de 2010

Final do Campeonato Brasileiro de
Agility reúne 4 mil pessoas em Itu

A final do XI Campeonato Brasileiro de Agility, que aconteceu no Hotel Fazenda Clube de Cãompo, em Itu, reuniu cerca de 4 mil pessoas no último fim de semana. Os grandes campeões foram José Luiz Filho e o border collie Dino (foto), que tiveram a maior pontuação em todas as etapas disputadas. Eles garantiram uma vaga para disputar o mundial de agility, em outubro na Alemanha.

O adestrador do Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo, Alexandre Zanetti e sua border collie Mel conquistaram a medalha de prata na categoria iniciantes standart na 10ª etapa do Brasileiro. Alexandre ainda levou para casa o quarto lugar na mesma categoria e etapa com seu outro border collie Jordy.

Priscila Carreri e a yorkshire Lisa ficaram com a medalha de prata da categoria iniciantes mini na 10ª etapa do Brasileiro e Oscar Prandini e a pit bull Maya abocanharam a medalha de melhor Pit Bull da prova da 10ª etapa do brasileiro.

Proprietário do hotel fazenda para cães, o veterinário Aldo Macellaro Júnior, comemora o sucesso do evento, que acaba conquistando ainda mais praticantes e torcedores. "As pessoas vão às provas sem entender muito do esporte e saem encantadas com a possibilidade de praticar uma atividade que traz benefícios ao animal, à comunicação entre cão e dono e ainda ajuda a fugir do estresse", afirma.

Novo lar – Em parceria com a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais) de Itu, o campeonato abrigou uma campanha de conscientização sobre posse responsável e uma feira de adoção de animais abandonados. De acordo com a associação, 16 cães ganharam uma nova família durante os dias de competição.

O esporte – O agility é um esporte de habilidade baseado em provas hípicas. Praticado por duplas formadas de cão e condutor, tem por objetivo percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância.

Foto: Divulgação

Disqus for ABC dos Bichos