24 de jul. de 2011

Alerta Veterinário

Patologias Dermatológicas

Outro caso freqüente que atendo na Clínica Veterinária de Pequenos Animais são os problemas relacionados à pele.

Muitos proprietários chegam desesperados com o problema e descrentes de obter uma solução para o mesmo, pois a maioria já investiu muito $$, tempo e dedicação e mesmo assim com o passar do tempo tudo volta de uma forma mais agressiva e resistente.

A primeira providência a ser tomada pelos proprietários é levar seu amiguinho de estimação a um Dermatologista Veterinário.

O mesmo terá a capacidade de diagnosticar e orientar os proprietários, pois os tão falados problemas de pele podem ser parecidos uns com os outros ou até mascarar problemas mais sérios como veremos adiante. Já o clínico geral irá tratar da sintomatologia que geralmente é o ato de coçar.

Existe uma gama de opções de problemas com a pele. Desde bactérias, fungos, micoses, ácaros (sarnas), protozoários até um desequilíbrio hormonal que podem afetar a pele.

Não existe milagre. Nenhum Médico Veterinário é capaz de diagnosticar patologias dermatológicas só examinando o animal. È necessário a utilização de exames complementares específicos que junto com o histórico do animal mais a anamenese irão colaborar para o fechamento do diagnóstico.

O diferencial do Dermatologista, além de requisitar os exames necessários, é que perante a interpretação destes exames, ele terá condições de ir mais além no problema sendo capaz de descobrir de onde vem o problema, o melhor protocolo de tratamento e a melhor forma de se evitar a recidiva do problema.

O ápice na dermatologia é sem sombra de dúvidas descobrir a causa primária do problema. Pode ser causada por um fungo devido ao excesso de umidade, por uma alergia a algum produto de limpeza ou algum componente da ração oferecida, pode ser uma doença hereditária como a sarna demodécica (sarna negra) ou um desequilíbrio hormonal devido ao mau funcionamento de determinada glândula (Hipoadrenocorticismo, por exemplo).

Todos estes agentes causam urticária nos animais fazendo com que os mesmos se cocem com as patas ou com a boca. Como nossos amiguinhos não usam sapatos, quando os mesmos se coçam com as patas, além de causar lesões, acabam contaminando a região com os agentes do ambiente.

Quando se coçam com a boca (a maioria não realiza a higiene oral), o problema é mais grave, pois além de gerarem lesões, contaminam a região com as bactérias patológicas existem na boca que foram relatadas no assunto anterior além de deixarem a pele úmida com a saliva.

Muitas vezes, um animal com uma piodermite (inflamação de epiderme) severa, que se auto mutila (vive coçando o se mordendo), pode ter como causa primária uma DAPP (Dermatite Alérgica a Picada de Pulga). A pulga quando pica determinada região do animal, libera na sua saliva uma toxina que a grande maioria dos cães e gatos é alérgica, com a sensação de coçar, o animal começa a se mutilar e a contaminar sua pele com os agentes descritos acima.

Uma simples coceira pode evoluir para uma inflamação da pele associada a uma contaminação bacteriana (que vem da boca do próprio animal), transformando assim num problema sério.

Então evitando as pulgas (causa primária) o problema dermatológico não volta. Outro exemplo clássico são as sarnas (Sarcópitica ou Demodécica).

Ambas depois de diagnosticadas sempre vêm associadas a um bactéria ou fungo gerado na maioria das vezes pelo ato de coçar dos animais.

Não medique seu animal por conta própria. Não use o medicamento que já foi receitado para outro animal de sua propriedade ou de algum amigo, vizinho ou conhecido. Apesar de achar que esta fazendo o bem, você pode estar ajudando a piorar ou mascarar o problema.

Procure sempre um Médico Veterinário.

Siga estas orientações e exercite a posse responsável.

Até logo.

Dr. Leonardo Tadeu
Médico Veterinário – CRMV: 14725

Grupo Porto Pet

Rua Domingos de Morais, 1110
Vila. Mariana - São Paulo - SP
T: (11) 5572-9831

Website: www.portopet.com.br

Email: doutorleonardo@portopet.com.br

Foto: Arquivo Pessoal

Disqus for ABC dos Bichos