14 de out. de 2011

Vamos aprender mais com o adestrador Max?


Expressão Corporal

Este tipo de linguagem canina é universal a todos os cães, especialmente nos indivíduos que viveram no mínimo 60 dias na matilha; isto é, se o filhote for retirado antes do tempo, provavelmente ele terá dificuldades para entendê-las e expressá-las causando no futuro problemas de sociabilização e comunicação entre cães e humanos, dificultando até o adestramento e correções de hábitos.

Postura Neutra:
O corpo está relaxado, com a cabeça alta, orelhas para fora ou não, cauda baixa e solta. O animal pode orientar-se para algo de interesse ou simplesmente olhar ao seu redor.




Postura Alerta:
De orelhas eretas e boca normalmente fechada, a cauda é mantida reta como uma continuação do eixo corporal, a pelagem cervical permanece lisa ou levemente eriçada.



Enfrentamento (ofensiva):
Focinho normalmente enrugado podendo os dentes estar à mostra, os cantos da boca puxados para trás, rosnado ou não; a pelagem cervical lombar e cauda permanecem eriçadas. Apesar de o cão poder estar rosnando, mantém sua cauda levantada e abanando. Este cão está pronto ao ataque, devendo-se, portanto, evitar a aproximação (neste caso será conveniente falar-lhe suavemente e em tom constante) ou distancie-se um pouco; evite o confronto de olhar (olhá-lo diretamente nos olhos), pois tal fato representará uma ameaça ao animal; jamais encurrale este animal, deixe espaço suficiente para que ele desloque-se lateralmente, dando-lhe uma leve noção de liberdade; caso falhe, tente diminuir sua tensão, distraindo-o. Não é normal que um cão que está longe de seu território (lar) exiba este tipo de comportamento.

Na próxima matéria veremos mais algumas expressões corporais, aguardem!!

Max Panagassi
Max Panagassi
Consultor Comportamentalista e Adestrador

email maxpanagassi@hotmail.com
website www.sejaumadestrador.com.br
Fone.: (011)9820 6716


Foto: Arquivo Pessoal


Assuntos Anteriores:

Identificando Latidos
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/08/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador_22.html

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador_29.html

Reflexo condicionado e Condicionamento Operanti

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/vamos-aprender-mais-com-o-adestrador.html tipos de temperamentos

http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/as-diferencas-dos-sentidos-entre-homem.html
http://abcdosbichos.blogspot.com/2011/06/grande-estreia-no-blog.html a história do cão

Disqus for ABC dos Bichos