5 de nov. de 2010

Cuide bem do seu melhor amigo...




DIROFILARIOSE CANINA - O VERME DO CORAÇÃO

A dirofilariose pode ocorrer em diversas cidades, mas principalmente nas litorâneas.

Ela é transmitida através da picada de um mosquito, que coloca as microfilarias no sangue. Essas microfilárias se tornam vermes adultos que se alojam no coração dos cães dificultando seu funcionamento, causando tosse, dificuldade respiratória e intolerância à exercícios.

Quando isso ocorre, o coração do cão já está comprometido por estar cheio de vermes, sendo assim também o tratamento muito arriscado, pois os remédios são tóxicos para outros órgãos e pelo risco dos vermes mortos cairem na circulação sanguínea.

O ideal é que seja feita uma prevenção sempre que levar seu cão para áreas de risco, utilizando medicações que matem o verme antes que se torne adulto e chegue ao coração. Esse tratamento deve ser feito até 30 dias da data da ida ao litoral, com medicação específica. Caso o cão não tenha sido picado o remédio não faz mal algum. Cães que moram nas áreas de risco devem ser tratados mensalmente.

Existem diversos medicamentos, consulte seu veterinário para saber o mais apropriado para o seu cão.
clique para ampliar a imagem

Coração com a presença de vermes

As edições “Cuide bem do seu melhor amigo...”, trará informações para cuidar melhor do seu pet, mande sua sugestão para abcdosbichos@dgabc.com.br e estaremos aprendendo e esclarecendo suas dúvidas.
Agradecimentos a Dra. Daniela Zambotto, da EB Clínica Veterinária – 4330-4128, que irá nos orientar nessas edições.

Foto: portaldoscaes.com.br

Disqus for ABC dos Bichos