22 de nov de 2010

Cuide bem do seu melhor amigo...


CASTRAÇÃO: SIM OU NÃO?

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto à castrar seus cães e gatos, por terem medo tanto da cirurgia quanto à mudanças de comportamento, acreditando em mitos de que os animais irão ficar apáticos, perder o interesse por brincadeiras, guardar a casa e engordar, que pode ser controlado com dieta adequada e exercícios.

A castração traz inúmeras vantagens tanto para machos quanto fêmeas, evitando crias indesejáveis, fugas, brigas, marcação de território com urina e doenças, como tumores de mama e Piometra (infecção grave do útero) para fêmeas e hiperplasia de próstata e tumores testiculares para machos.

A cirurgia é relativamente simples e os animais se recuperam completamente em aproximadamente 10 dias. Claro que todo procedimento onde envolva cirurgia e anestesia tem riscos, que podem ser minimizados com a boa escolha da clínica onde a cirurgia será feita, tipo de anestesia e exames pré-operatórios.

A castração pode ser feita em animais de qualquer idade. Não é necessário que as fêmeas tenham pelo menos uma cria antes da castração e nem mesmo que tenham o primeiro cio, ao contrário, quanto mais cedo for feita a castração, menor a chance de que desenvolva tumores de mama.

As edições “Cuide bem do seu melhor amigo...”, trará informações para cuidar melhor do seu pet, mande sua sugestão para abcdosbichos@dgabc.com.br e estaremos aprendendo e esclarecendo suas dúvidas.

Agradecimentos a Dra. Daniela Zambotto, da EB Clínica Veterinária – 4330-4128, que irá nos orientar nessas edições.

Foto: http://meucaomeuamigo.blogspot.com

Disqus for ABC dos Bichos