20 de out. de 2010

Cuide bem do seu melhor amigo...

A importância da vacinação do seu animal.

É muito importante manter os animais de estimação com as vacinas sempre atualizadas, pois elas evitam que seu bichinho contraia doenças muitas vezes fatais e que as transmitam para as pessoas (zoonoses).

Os animais podem adquirir as doenças de outros animais doentes, por contato direto, por passeios na rua onde entram em contato com secreções de outros animais, ou pelo ar.

Os cães devem receber a vacina V8 ou V10, que os protege contra viroses quase sempre fatais, vacina contra a Tosse dos Cães, vacina contra a Giárdia (parasita intestinal que pode ser transmitido para as pessoas) e vacina contra Raiva, que é fatal e também pode ser transmitida para as pessoas.

Para casos mais específicos exitem também vacinas contra a Leishmaniose (doença que afeta também as pessoas, tendo os cães contaminados que ser sacrificados) e vacina contra fungos.

Os gatos devem receber a Tríplice Felina ou Quádrupla Felina ou Quíntupla, que os protege contra viroses e também a vacina contra Raiva.

Todas as vacinas devem ser reforçadas anualmente, pois só assim seu animal estará sempre protegido.

As vacinas utilizadas nas clínicas particulares são importadas e protegem os animais de forma eficaz e praticamente sem reações.

Nunca utilize vacinas compradas em lojas que não são clínicas veterinárias, pois além de não fazerem o efeito desejado podem prejudicar o seu animal.

Consulte sempre um veterinário de confiança para que ele possa orientá-lo sobre o melhor esquema de vacinação para o seu animal.

As edições "Cuide bem do seu melhor amigo...", trará informações e cuidados para cuidar melhor do seu pet, mande sua sugestão para abcdosbichos@dgabc.com.br e estaremos aprendendo e esclarecendo suas dúvidas.

Agradecimentos a Dra. Daniela Zambotto, da EB Clínica Veterinária -4330-4128 , que irá nos orientar nessas edições.

Foto: http://estou-sem.blogspot

Disqus for ABC dos Bichos