29 de mar. de 2010

Cães da Guarda Civil de São
Caetano fazem trabalho social

Engana-se quem pensa que os cães da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano servem apenas para proteger. Vez ou outra, eles dão uma pausa nas atividades cotidianas para cumprir uma tarefa mais que especial: levar carinho e diversão a entidades assistenciais.

Chamada de Pet Terapia, a iniciativa tem como objetivo proporcionar um contato maior da população com os cães da Guarda Civil, por meio de visitas a asilos e institutos assistenciais.

O contato com animais traz benefícios como a diminuição da pressão sanguínea e frequência cardíaca; funciona como calmante e antidepressivo; melhora o sistema imunológico; estimula a interação social; melhora a capacidade motora; diminui a quantidade de medicamentos e melhora a autoconfiança e autoestima.

Para a realização da atividade, a Guarda Civil de São Caetano conta com a ação os cães Aron e Snipeer, da raça Pastor Alemão Capa Preta; além da participação do Golden Retriever Chucky.

"Cerca de 95% dos asilos e abrigos da cidade já receberam nossas visitas. E o bom de tudo isso é que o retorno positivo das pessoas que têm contato com os animais é imediato", conta o encarregado do pelotão, José Hoft.

Os cães terapeutas passam por avaliação física e psicológica; também são vacinados e treinados para a função. Os animais precisam ainda ser calmos, dóceis e disciplinados; além de ter acompanhamento veterinário.

Disqus for ABC dos Bichos