31 de mar. de 2010

São Bernardo recebe exposição
de gatos exóticos no fim de semana

Quem não vai viajar no Feriado da Semana Santa já tem diversão garantida no Grande ABC. Nos dias 3 e 4 de abril (sábado e domingo), o Clube Pet Memorial, em São Bernardo, receberá duas exposições e um concurso de felinos, que contarão com a participação de cerca de 140 gatos raros e exóticos.

Realizado pela Amacoon (Associação da Raça Maine Coon no Brasil), a 1ª Expo Persas e Exóticos terá os 70 melhores gatos da América do Sul, que serão avaliados pelo juiz finlandês Veikko Saarela, da Fifé (Fédération Internationale Féline). Segundo a organizadora, a espécie persa chega a ter quatro vezes mais volume de pelos do que um gato comum.

A seleção dos gatos será feita pelas categorias: filhotes de três a seis meses e de seis a 10 meses, fêmeas, machos e castrados. Também haverá a eleição do “Best of the Best”. Os vencedores levarão para casa troféus, medalhas, certificados reconhecidos internacionalmente e um ano de ração grátis.

Exposições – No evento, também serão realizadas duas exposições com gatos de variadas raças. O julgamento, que será feito pelos juízes Lili Anciau, da Bélgica, e Alexey Shchukin, da Holanda, acontecerá por grupos: de pêlos longos, semilongos e de pêlos curtos. Para ganhar o “Best in Show”, o critério é se aproximar, o máximo possível, do padrão oficial da raça.

Durante a premiação, os animais serão classificados e os primeiros lugares receberão troféus e brindes dos patrocinadores. Além disso, ganharão pontos para concorrer ao disputado ranking nacional da FFB (Federação Felina Brasileira).

Para os dois concursos, os destaques são as raças don sphynx (conhecida pela total ausência de pêlo), ragdoll (que possui os olhos bem azuis e é conhecido como “boneca de pano”, por ser o único a relaxar completamente a musculatura quando manipulado pelas pessoas) e maine coon (maior gato de raça doméstico, que pode chegar a 11 Kg e medir 1,10m da ponta do focinho até a ponta da cauda). Outra raça interessante é a bengal, cujos integrantes lembram um leopardo em miniatura. A novidade será o angorá turco, raça de pouquíssimos exemplares no País.

Como participar – Para participar do evento, os visitantes devem levar qualquer tipo de material de limpeza, que será doado ao Amparo Maternal, um hospital paulistano que funciona à base de doações para atender apenas gestantes carentes.

Serviço:
Campeonato de beleza felina e exposições internacionais de gatos de raça. Dias 3 e 4 de abril, das 10h às 18h.
Onde: Clube Pet Memorial. Avenida Sadae Takagi, 860, São Bernardo.
Informações: http://www.blogger.com/www.amacoon.com.br

Fotos: Manuel Cortijo

Disqus for ABC dos Bichos