19 de mar. de 2010

Gato selvagem invade casa
no interior de São Paulo

Um gato-maracajá invadiu uma casa nesta sexta-feira, na região central de Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. A dona do imóvel viu o animal no corredor e gritou, assustando o bicho, que se refugiou numa sala.

Guardas municipais acionados pela mulher conseguiram acuar o felino selvagem e colocá-lo em uma jaula. Levado ao zoológico de Sorocaba, o maracajá foi sedado e examinado por uma equipe de veterinários. Ele deve ser solto hoje nas matas da Flona (Floresta Nacional de Ipanema), que fica na mesma região.

De acordo com os veterinários, o maracajá apreendido é um exemplar subadulto, ou seja, um filhote próximo da idade adulta. Nessa fase, ele costuma deixar a companhia dos pais para viver e caçar por conta própria. Provavelmente, o espécime foi parar na cidade em busca de comida e abrigo.

O gato-maracajá (Leopardus wied), muito parecido com a jaguatirica, embora de porte menor, ainda é caçado por causa da beleza da pele, por isso está incluído na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente.

Da AE

Disqus for ABC dos Bichos