13 de jun. de 2011

Nova estréia no Blog...


Oi pessoal, estréia hoje no nosso Blog, "Alerta Veterinário", onde o Dr Leonardo Tadeu, irá nos ensinar como cuidar melhor dos nossos melhores amigos.

Vcs também poderão fazer perguntas através dos comentários ou até mesmo enviar-lhe email.

Drika

Neste primeiro contato iremos abordar alguns aspectos de posse responsável e protocolo de imunização de uma forma simplificada.

Lembre-se que antes de assumir a responsabilidade de um ser vivo você tem que estar ciente que abandonar, soltar, deixar fugir, não alimentar, acorrentar, bater e amedrontar são formas de maus tratos com pena prevista em lei.

A partir da aquisição ou adoção de um amigo de estimação, você assume integralmente a educação e o bem estar, assim como as vermífugações, vacinações, tratamentos, cirurgias, consultas médicas veterinárias, bem como qualquer gasto ou necessidade de qualquer natureza referente ao mesmo.

Então, prepare-se, pesquise e converse com outros proprietários ou procure assistência junto a um médico veterinário idôneo que irá te ajudar a tirar a maior parte das dúvidas. Reúna-se com sua família, discuta sobre a realização deste sonho, afinal, cães e gatos têm expectativa de vida média de 15 anos, eles latem ou miam, soltam pêlos, têm necessidades fisiológicas, precisam de exercícios físicos, passeios, brincadeiras com seus donos e outras singularidades provenientes de cada raça.

Tenha sempre em mente o espaço que será oferecido para seu animal de estimação, o tempo disponível para interação entre você e ele e coloque redes de proteção em janelas e sacadas que impeçam sua passagem.

Não realize nada por impulso, pois será uma vida que não pediu para ser comprada ou adotada que estará em jogo.

Dr. Leonardo Tadeu

Protocolo de Imunização:

Muito bem. Agora que você adquiriu seu amiguinho de estimação, começa um novo ciclo na vida dele.

Nós, seres humanos, recebemos todas as Imunoglobulinas (Células de Defesa) de nossa genitora pela placenta e pelo cordão umbilical durante os nove meses de gestação. Os animais, por possuírem um sistema imunológico mais primitivo, recebem estas mesmas defesas através do leite na primeira mamada (colostro), o que representa uma quantidade muito pequena, comparada a dos seres humanos.
Devido a este pequeno detalhe, o protocolo de imunização dos animais é muito mais complexo.

Vermífugação: Como Médico Veterinário, tenho a obrigação de orientar a todos os proprietários que o correto é vermífugar as Cadelas e Gatas prenhes 10 dias antes do parto, dessa forma iremos minimizar a passagem de vermes gastrointestinais da mãe para os filhotes através do leite.

Realiza-se depois, a vermifugação nos filhotes da seguinte forma:
• 25 dias de vida – 1ª dose,
• 40 dias de vida – 2ª dose,
• 55 dias de vida – 3ª dose.

Semestralmente realizar o reforço com 2 doses com intervalo de 15 dias entre cada uma.

Vacinação: O que é vacina? Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser vivo, a vacina provoca uma reação do sistema imunológico (imunização), promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda
Lembram-se das Imunoglobulinas quem vêm no colostro e foram relatadas acima? Pois, bem, as mesmas ficam circulantes no organismo dos filhotes até +/- 40 dias. Logo, se o vacinarmos antes dessa idade, estas Imunoglobulinas irão antagonizar (cortar) o efeito da vacina. Por isso a primeira dose de vacina varia de 45 a 60 dias.
Então devemos levar os filhotes ao Médico Veterinário onde o mesmo irá realizar a imunização da seguinte forma:

Cães:
• 45 a 60 dias de vida – 1ª dose da Vacina V10 (coronavirose, Cinomose, Parvovirose, Leptospirose (Quatro cepas), Hepatite, Parainfluenza e Adenovírus tipo 2,
• 66 a 81 dias de vida – 2ª dose da Vacina V10 + 1ª dose da Vacina Giardiavax (Giardíase Canina),
• 87 a 102 dias de vida – 3ª dose de Vacina V10 + Vacina Anti-Rábica;
• 102 a 117 dias de vida – Vacina Bronchi Shield (Adenovírus ll, Parainfluenza e Bordetella.

Obs. Recomenda-se a 4ª dose da Vacina V10, quando o Médico Veterinário julgar necessário.

Anualmente repetir as Vacinas V10 e Anti-Rábica.

Obs. Aplicação da Vacina Bronchi Shield e Giardiavax poderá entrar no esquema de prevenção, quando o Médico Veterinário julgar necessário.

Gatos:
• 60 a 75 dias de vida – 1ª dose da Vacina V5 (Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia Felina),
• 81 a 96 dias de vida – 2ª dose da Vacina V5,
• 102 a 117 dias de vida – 3ª dose da Vacina V5 + Vacina Anti-Rábica.

Anualmente repetir as Vacinas V5 e Anti-Rábica.

Procure sempre um Médico Veterinário para a realização dos procedimentos acima relatados. Ele será responsável por tudo que for realizado garantindo assim a procedência dos medicamentos, vacinas e produtos utilizados durante os mesmos.

Não existe milagre. As vacinas que os Médicos Veterinários usam, tem um valor agregado alto devido à origem e qualidade do produto. Por lei, o Profissional da área Médica Veterinária só pode e deve usar Vacinas denominadas “Éticas”. Só podem ser adquiridas mediante apresentação do registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV. Esta entidade tem a função de nos termos da Lei, supervisionar a ética profissional e julgar a classe médica veterinária, cabendo-lhes zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina veterinária e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

Portanto, as vacinas usadas pelos Médicos Veterinários, “NÃO SÃO AS MESMAS QUE VOCÊ ENCONTRA EM AVICULTURAS OU CAMPANHAS DE VACINAÇÃO DAS PREFEITURAS”.

Fique atento, pois como diz o ditado popular “O barato sai caro” e você está lidando com a vida do seu animal de estimação que não deixa de ser um membro da sua família.

Até breve.

Dr. Leonardo Tadeu
Médico Veterinário – CRMV: 14725

Grupo Porto Pet

Rua Domingos de Morais, 1110
Vila. Mariana - São Paulo - SP
T: (11) 5572-9831

Website: www.portopet.com.br

Conhecendo um pouco sobre o Dr Leonardo:

Dr. Leonardo Tadeu Mattar Natividade
– Médico Veterinário – CRMV: 14.725 –

** Formado no ano de 2001 pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN **

Médico Veterinário atuante na área de Clinica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais com ênfase em Animais Silvestres, Cardiologia, Dermatologia, Felinos e Odonto Veterinária.

Foto:http://estou-sem.blogspot.com/2009/01/fotos-de-ces-e-gatos.html

Disqus for ABC dos Bichos