9 de mai. de 2011

Final feliz para Logan...ou será Fred? Confiram essa história sensacional...

O que pensava aquele cão, escondido atrás do poste, correndo atrás de carros da cor cinza em uma rua movimentada? Porque ele fazia isso? Qual era seu objetivo?


Se tratando de um border collie, podemos dizer que correndo atrás não seria a palavra ideal, ele estava pastoreando carros, ato comum entre cães da raça, muitos pastoreiam tudo que se mexe, vassoura, rodos, pessoas outros bichos e assim por diante...

Mas porque ele estava sozinho na rua? Se ele era inteligente, dócil, simpático? Teria sido abandonado? Ou fugiu? Não sabemos...talvez nunca saberemos.

Quem foi que disse que anjos não existem? Esse cão agora sabe o que são anjos, a Adriana e seu marido Anderson, vendo a situação dele, numa rua muito movimentada, (não por se tratar de um cão de raça) mas visando que era uma VIDA e seria atropelado ou morto, era questão de dias, o acolheu, levou para um hotelzinho,( pois moram em apartamento), proporcionaram carinho, comida e um cantinho quente pra dormir e foram atrás de pessoas pra adotar o Logan, como era chamado no canil.
Anderson e Adriana que acolheram esse peludo

Dentre várias pessoas que tiveram interesse em ajudar o Logan, assim como eu Drika, e umas amigas minhas (Dalila, Eliana, Denise e Janaína, que iriam acolher até encontrar um dono), apareceu uma pessoa do bem, o Thiago, que trabalha com terapia canina, ele tem vários cães (12), inclusive borders, mix de borders, vira-latas, golden retriever e outros...

Depois de algum tempo procurando trabalho com cães terapeutas na internet eu conheci a Ong Ateac, fará quatro meses que sou voluntário e estou adorando hoje tenho 2 cães que fazem visitas a Pediatria da Unicamp e a Adacamp (é uma Instituição com altistas onde começou o projeto da Ong) e tenho mais 3 cães que estou preparando para as visitas inclusive o adotado de Osasco (o Logan/Fred). Pra participar é fácil só tem alguns controles e condutas a ser seguidas, como exames, vacinas, encontros mas nada que atrapalhe e não tem custo nenhum aos voluntários, basta ter vontade. Hoje eu também empresto cães porque tem voluntário que não tem, então é legal e os cães se divertem. Hoje a Ong visita mais de 12 Instituições em Campinas, diz Thiago.


Cães do bando do Thiago


Essa charmosa é a Catita

Ao conhecer o Logan, Thiago, ele não sabia qual era o comportamento do cão, mas por ter cães dessa raça, achou que seria interessante apresentá-lo a outros cães para ver sua reação...e a notícia não poderia ser melhor, ele era socializado, dócil, educado, e o mais importante, gentil com as pessoas. E resolveu mudar seu nome para Fred.


Fred e Catita se deram muito bem

Fred então agora é parte da família de cães terapeutas, que trabalham na ATEAC.

Vamos conhecer o trabalho maravilhoso da ATEAC. Quem são e como é o trabalho?

A Ateac é uma instituição sem fins lucrativos que, por meio do trabalho voluntário, utiliza a interação Homem-Animal para prestar atendimento terapêutico e educacional assistido por cães, visando a proteção e bem-estar animal.

MISSÃO
Promover através da interação Homem-Animal a melhoria da saúde física, emocional e mental de crianças e adultos. Incentivar a defesa dos animais e seus direitos, mostrando os benefícios, para animais e para o homem, dos trabalhos de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais.


VISÃO
Promover o desenvolvimento humano em seus mais diferentes aspectos a partir do contato entre pessoas e cães. Transformar-se em um modelo nacional na área de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais com reconhecimento internacional.

PRINCÍPIOS
• Trabalhar com conceitos éticos.
• Valorizar o ser humano e o animal, em suas necessidades, respeitando-os em qualquer situação.
• Proporcionar o bem-estar dos indivíduos e animais na interação homem-animal.
• Manter a privacidade e a confidencialidade de informações e assuntos relativos à vida pessoal de pessoas atendidas e colaboradores.
• Desenvolver a prática de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais sempre em hospitais, clínicas, instituições, entidades assistenciais, escolas, casas de repouso, abrigos e centros de recuperação, ou em qualquer outro local que possibilite e permita sua aplicação.
• Promover campanhas de educação e conscientização de respeito aos animais.
• Incentivar a ação do voluntariado em todos os programas a serem desenvolvidos.


Conheça mais:
http://ongateac.blogspot.com
http://www.ateac.org.br/

O trabalho dessa equipe sensacional também pode ser visto na Revista Baronesa.

Clique para ampliar


Fred nasceu pra brilhar, pra ajudar as pessoas, ele transmite carinho e dedicação, tenho certeza que muitas crianças serão felizes com ele e ele aprenderá muito com elas também.

Adriana, Anderson e Thiago

Não por se tratar de um cão de raça, vocês estenderam a mão, vocês viram um cão, que estava em uma rua movimentada, e pensaram que a qualquer momento, sua morte ou ferimentos estariam prestes a acontecer, então deixaram ele livre do perigo.


Obrigada por ter pessoas assim como vocês que acolhem, dão água, comida e carinho, que sabem que é uma vida que está ali em jogo, sei que a Adriana e o Anderson tem mais cães na mesma situação do Fred, mas que se Deus quiser, encontrará um dono, sei também que o bando do Thiago é grande, que sua missão também vem de abandono...e quero deixar claro, minha gratidão, respeito por todos vocês e pela ATEAC, que hoje desenvolve um programa lindo, com muita dedicação e seriedade...aqui está uma amostra da importância do trabalho deles.


Agradeço também a Silvia, Fundadora deste Projeto ATEAC, por ter tido essa iniciativa e pensado em ajudar as pessoas e tornar a vida dos cães mais alegres. Que você e sua equipe decole, que seu projeto vá além de suas expectativas.


Fiquem com Deus, que seus caminhos sejam iluminados sempre.

Drika


Fred agora tem uma responsabilidade a mais, ajudar na recuperação de pessoas. Ele é um membro da ATEAC, ele se tornará CÃO TERAPEUTA...



Eles me ajudaram e agora é minha vez de ajudar alguém...
Ass: Fred

Foto: Arquivo Pessoal
Texto: ATEAC site oficial

Disqus for ABC dos Bichos