27 de jul. de 2010

África do Sul se mobiliza em
busca de tigre doméstico fugitivo

Um grande movimento está sendo realizado na manhã desta terça-feira no leste da África do Sul, numa tentativa de capturar um tigre doméstico fujão, que se aproveitou de uma saída em viatura para escapar, segundo a encarregada da busca.

"O tigre conseguiu fugir na província de Mpumalanga", declarou à AFP Brenda Santon, da SPCA (Sociedade de Prevenção da Crueldade contra os Animais), responsável pela caçada.

"Recomendamos à população para se manter afastada do animal", acrescentou, destacando sua periculosidade. "Não é correto manter tigres como animais domésticos. Eles devem viver na selva", destacou.

Mais de 10 mil fazendeiros das redondezas, com a ajuda de um helicóptero, participam junto com a SPCA da busca, segundo a rádio privada 702.

Os tigres não são uma espécie endêmica no continente negro, mas a África do Sul abriga centros de proteção e de reprodução desses grandes felinos.

Apesar das advertências da SPCA, a proprietária do animal chamado Panjo, 17 meses, aconselha pela rádio a qualquer pessoa que cruze com o felino em seu caminho para falar com ele "como se fosse um cão", mostrando-lhe um bastão e dizendo um "não, severo".

Texto: AFP

Disqus for ABC dos Bichos